Afonso Pinto

Bolseiro de Investigação – Ciências da Informação e Documentação

Afonso Pinto é mestre em Ciências da Documentação e Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Licenciado em Estudos Artísticos, variante Artes do Espectáculo, pela mesma instituição. A desenvolver atividades na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Ana Margarida Alves

Equipa de Investigação

Ana Margarida Alves é licenciada em História na NOVA FCSH. Mestre em Ciências da Informação e Documentação – vertente biblioteconomia na NOVA FCSH. Pós-graduação em Ciências da Documentação e Informação – vertente arquivística na FL-UL. Desde março de 2012 desempenha funções na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. A desenvolver atividades na Fundação Calouste Gulbenkian.

Carla Seixas

Equipa de Investigação

Carla Seixas é licenciada em História, variante História de Arte pela NOVA FCSH e pós-graduada em “Especialização em Ciências Documentais, na opção de Bibliotecas” pela FL-UL. Bibliotecária, desde 2001, na Biblioteca de Arte da FCG onde desempenhou funções no Núcleo de Autoridades. Foi responsável pelo Núcleo de Publicações Periódicas e é, desde 2017, Coordenadora de Equipa do Processamento Documental. A desenvolver atividades na Fundação Calouste Gulbenkian.

Filomena Chiaradia

Bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia – Estudos Artísticos

Filomena Chiaradia é doutora em Artes Cénicas pela UNIRIO. Investigadora especializada em Iconografia Teatral e História do Teatro. Trabalhou na Fundação Nacional de Artes do Brasil, enquanto coordenadora de equipas no tratamento de acervos e na criação de metodologias para organização de coleções e/ou arquivos privados. Ganhou o 2º Prémio Questão Crítica 2012 Categoria Especial com os livros Iconografia Teatral e A Companhia do Teatro São José. A desenvolver atividades no Teatro Nacional D. Maria II.

Gonçalo Silva

Bolseiro de Investigação – História Medieval

Gonçalo Silva é doutorando em História, especialização em História Medieval, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigador no Instituto de Estudos Medievais. Recebeu pelo seu trabalho a Bolsa de Mérito da NOVA (2012) e o Prémio de Melhor Mestre em História da FCSH (2013). Em 2016, realizou estâncias de investigação nas Universidades da Cantábria (Espanha) e de Leiden (Holanda). As suas áreas de interesse são história medieval, história marítima, história urbana e história religiosa, assim como as Humanidades Digitais e Comunicação de Ciência. Atualmente participa em vários projetos nacionais e internacionais. A desenvolver atividades na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Joana Vieira Paulino

Bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia – Humanidades Digitais

Joana Vieira Paulino é doutoranda em História, especialização em História Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora no Instituto de História Contemporânea. Interessa-se por História Urbana, Social e das Mentalidades, utilizando como ferramenta de análise os SIG. Venceu o Prémio História de Cascais (2015) e o 3º Prémio de Jovens Investigadores da Associação de Demografia Histórica (2016). A desenvolver atividades na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Mafalda Aguiar

Equipa de Investigação

Mafalda Aguiar é pós-graduada em Ciências Documentais, variante Arquivo. Trabalhou no Instituto Português de Arquivos (Grupo de Pré-Arquivagem), na SIC (arquivo audiovisual). É atualmente coordenadora dos Arquivos Gulbenkian. A desenvolver atividades na Fundação Calouste Gulbenkian.

Maria Constança da Costa Rosa

Equipa de Investigação

Maria Constança da Costa Rosa é licenciada em História com Curso de Especialização em Ciências Documentais. Bibliotecária especialista na Biblioteca de Arte com a coordenação da área de leitura e gestão de coleções. Tem apresentado e coordenado trabalhos na área da gestão das coleções. Membro da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (APBAD), com funções de coordenação da formação (1988-2005). Formadora de Técnicos Profissionais (BAD e INETE). Membro do Comité de Preservação e Conservação da IFLA. A desenvolver atividades na Fundação Calouste Gulbenkian.

Maria João Santos

Equipa de Investigação 

Maria João Santos é integrada no setor de Gestão de Sistemas de Informação e Projetos de Inovação da Biblioteca de Arte e Arquivos e participa em projetos de digitalização desde 2000. Destacam-se os projetos apoiados pelos programas operacionais Sociedade da Informação (POSI) e Sociedade do Conhecimento (POSC) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Biblioteca DigiTile – azulejaria e cerâmica). Possui mestrado em Ciências da Informação e da Documentação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2016). A desenvolver atividades na Fundação Calouste Gulbenkian.

Paulo Leitão

Equipa de Investigação 

Paulo Leitão é licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, Pós-graduado em Ciências Documentais pela mesma Faculdade, Mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais pelo ISCTE e Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Évora. Atualmente responsável pelo Setor de Serviços de Informação da Biblioteca de Arte e Arquivos da Fundação Calouste Gulbenkian. A desenvolver atividades na Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Pedro Martins

Bolseiro de Investigação – História Contemporânea

Pedro Martins é doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade de Lucerna (Suíça). Investigador no Instituto de História Contemporânea e membro do conselho editorial da revista Práticas da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past. Os seus interesses incluem a história da historiografia, dos usos do passado e do turismo. A desenvolver atividades na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

 

Ricardo Basílio

Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia – Curadoria Digital

Ricardo Basílio é mestre em Ciências da Documentação e da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Trabalhou no projeto Digitile da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. Criou o site sobre Memória da FCSH na Web e o blog de divulgação e formação Guia da Preservação Digital por Siglas. Interessa-se pelas tecnologias que dão suporte à comunicação, à informação e ao conhecimento. A desenvolver atividades no Arquivo.pt.

Sónia Patrício

Equipa de Investigação

Sónia Patrício é licenciada em Estudos Europeus, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pós-graduada em Gestão e Curadoria da Informação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desempenha funções na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, desde de Outubro de 2015. A desenvolver atividades na Fundação Calouste Gulbenkian.