Amélia de Aguiar Andrade

Investigadora responsável do ROSSIO

Amélia Aguiar Andrade é Professora Catedrática no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e diretora da Biblioteca Mário Sottomayor Cardia e dos Centros de Documentação dessa instituição. Representante de Portugal como National Coordinator no DARIAH, é também investigadora no Instituto de Estudos Medievais.

Daniel Alves

Representante das Unidades de Investigação da NOVA FCSH

Daniel Alves é Professor Auxiliar no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, investigador no Instituto de História Contemporânea e no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição. Membro fundador da Associação das Humanidades Digitais, é consultor em projetos na área da aplicação de metodologias digitais à investigação histórica.

Helena Neves

Representante da Câmara Municipal de Lisboa

Helena Neves é chefe de divisão do Arquivo Municipal de Lisboa. Formada em História pela Universidade de Coimbra, com pós-graduação em Ciências Documentais pela mesma universidade. Iniciou a sua atividade profissional em 1989, no Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, onde assumiu a função de direção em 2017.

Teresa Barreto Borges

Representante da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

Teresa Barreto Borges é licenciada em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pós-graduada em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em fevereiro de 1993, integra a equipa do Centro de Documentação e Informação da Cinemateca, serviço que coordena desde junho de 1998.

Cátia Carvalho

Representante da Divisão de Bibliotecas e Documentação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa

Cátia Carvalho é mestre em Ciências da Informação e Bibliotecas Digitais, pelo ISCTE-IUL. Atualmente desempenha funções como Chefe da Divisão de Bibliotecas e Documentação da NOVA FCSH.

Silvestre Lacerda

Representante da Direção-Geral dos Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas

Silvestre Lacerda é Diretor-Geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e Diretor do Arquivo Nacional Torre do Tombo. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com um curso de especialização em Ciências Documentais, opção Arquivo, pela Faculdade de Letras da Universidade do Coimbra. É membro da Associação de Arquivos Latino Americanos e do Comité Intergovernamental de Iberarchivos. Representa Portugal no European Board of National Archives e, desde 2016, é o Presidente do Comité de Peritos da Comissão Nacional da UNESCO no Programa Memória do Mundo.

Ana Paula Figueiredo

Representante da Direção-Geral do Património Cultural

Ana Paula Figueiredo é doutorada em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi técnica de inventário de Património Arquitetónico na Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, no Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana e na Direção-Geral do Património Cultural. Leccionou História de Arte e foi responsável por ações de formação sobre História do Azulejo e da Cerâmica. Atualmente é Chefe de Divisão de Arquivo, Documentação e Biblioteca / Forte de Sacavém na Direção-Geral do Património Cultural.

João Vieira

Representante da Fundação Calouste Gulbenkian

João Vieira é licenciado em História pela NOVA FCSH e pós-graduado em Ciências Documentais – Arquivos pela FL-UL. Atualmente é o Diretor da Biblioteca de Arte e Arquivos da Fundação Calouste Gulbenkian. Entre 2007 e 2014 foi diretor do SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitetónico (Forte de Sacavém).

Cristina Faria

Representante do Teatro Nacional D. Maria II

Cristina Faria é licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mestre em História dos Séculos XIX e XX (secção do século XX) pela mesma faculdade e pós-graduada em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 2009 integra a equipa do TNDM II e assume a Direção de Documentação e Património, serviço que coordena desde 2010. Investigadora no Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH.