António Moreira Teixeira

 

Professor Associado da Universidade Aberta (UAb), que integra desde 1989, dirige o Departamento de Educação e Ensino a Distância. É investigador integrado no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e colabora com o Laboratório de Educação a Distância e eLearning da UAb. Foi Pró-reitor para a inovação em Educação a Distância na UAb e Presidente da European Distance and E-learning Network.

Dan Cohen

 

Dan Cohen é vice-reitor para a Colaboração na Informação, reitor da Biblioteca e professor de História na Northeastern University. O seu trabalho centra-se no impacto dos media digitais e tecnologia em todos os aspectos do conhecimento e do processo de aprendizagem, desde a natureza das bibliotecas e recursos envolvidos, tecnologias e softwares do século XXI, às mudanças no mundo da comunicação e das publicações. Coordenou várias iniciativas de relevo, incluindo a Digital Public Library of America.

Joana Vieira Paulino

 

Joana Vieira Paulino é doutorada em História, especialização em História Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sendo investigadora no Instituto de História Contemporânea. Interessa-se por História Urbana, Social e das Mentalidades, utilizando como ferramenta de análise os SIG. Atualmente é investigadora no Laboratório de Humanidades Digitais.

João Preto Gomes

 

João Preto Gomes tem 25 anos de experiência na área da Internet, Sistemas de Informação e Segurança. É licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho e trabalhou na Portugal Telecom, Sonae e Cisco. Atualmente é Diretor dos Serviços Avançados da Fundação para a Ciência e Tecnologia, que inclui o Arquivo.pt, a Nau – Sempre a Aprender, Multimédia e o CERT da rede académica e científica portuguesa.

Margarida Brito Alves

 

Margarida Brito Alves é Professora Auxiliar no Departamento de História da Arte da NOVA FCSH. É membro da Direcção e investigadora Integrada do Instituto de História da Arte, sendo coordenadora do Grupo de Estudos de Arte Contemporânea e da Linha de Investigação “Spatial Practices in Contemporary Art”.

Maria Fernanda Rollo

 

Maria Fernanda Rollo é professora catedrática na NOVA FCSH. Coordena a Pós-Graduação em Gestão e Políticas de Ciência e Tecnologia, o doutoramento em História e o Centro República. Diretora do polo História, Territórios e Comunidades (NOVA FCSH) do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, é investigadora associada do Instituto de História Contemporânea. Foi Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2015-2018). Coordena projetos de investigação e tem várias publicações sobre História do Portugal Contemporâneo, História da Inovação, Ciência Aberta, Organização da Ciência e História Económica e Social.

Pedro Cardim

 

Pedro Cardim (Lisboa, 1967). Professor associado da Universidade Nova de Lisboa e investigador do CHAM – Centro de Humanidades da UNL e da UAç. Estuda história política e cultural do mundo ibérico dos séculos XVI e XVII, assim como a dominação colonial portuguesa no espaço atlântico desse mesmo período.

Rainer Simon

 

Rainer Simon é investigador sénior e engenheiro de software no Digital Insight Lab do AIT Austrian Institute of Technology. Foi diretor técnico da rede Pelagios e é o responsável técnico do projeto Recogito. Desenvolve a sua investigação no campo das Humanidades Digitais e Bibliotecas Digitais, focando-se em tecnologias semânticas e linked data. Interessa-se ainda por análise espacial e cartografia.

Rute Costa

 

Rute Costa é professora associada com agregação na NOVA FCSH. É responsável pelo Grupo de investigação em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia e é atualmente Presidente do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Desde 2000 é membro da ISO TC 37 “Language and Terminology”. Nos seus projetos interessa-se por ontologias e por Linked (Open) Data aplicados às Humanidades Digitais, Indústria e Ciências da Saúde.