Divisão de Arquivo e Biblioteca do Instituto Diplomático

Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE)

“Projeto Refugiados, Migração e Holocausto (1936-1945)”

 

Divisão de Arquivo Diplomático e a Biblioteca do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) é a entidade que coordena o Projeto “Refugiados, Migração e Holocausto (1936-1945): Coleção de Vistos do Arquivo Diplomático e a Coleção Fotográfica da Cruz Vermelha Portuguesa” financiado pela FCT, no âmbito do Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto.

Este projeto centra-se principalmente no tratamento arquivístico, digitalização, estudo e divulgação pública de uma coleção importante para o estudo da geografia da migração, do refúgio e da diáspora judaica durante a Segunda Guerra Mundial.

O projeto incidirá sobre a ação dos cônsules portugueses e também a vida dos refugiados em Lisboa, retratada através da Cruz Vermelha Portuguesa.

 

Repositório da Universidade Nova de Lisboa (RUN)

O RUN – Repositório da Universidade Nova de Lisboa recolhe, armazena, gere, preserva e promove o acesso aberto à produção científica e académica da Universidade Nova de Lisboa. Nele são disponibilizadas teses, dissertações, capítulos de livros, artigos em publicações periódicas nacionais e internacionais, entre outros outputs.

 

 

 

Arquivo Nacional do Som

O Arquivo Nacional do Som tem por missão o desenvolvimento de todas as ações necessárias à criação de uma estrutura arquivística focada nos documentos sonoros.

O objeto da estrutura arquivística será o som registado em qualquer suporte, sistema, ou formato hoje conhecidos ou a ser inventados.

A principal função da estrutura será a criação, reunião, catalogação e acesso a documentos áudio, produzidos no âmbito de qualquer domínio de prática (artística, científica, documental) e proveniência geográfica. A estrutura tratará da incorporação, gestão, preservação, disponibilização e utilização de um acervo de documentos sonoros e materiais com eles relacionados. O seu objetivo será o de assegurar a preservação para o futuro e o acesso universal aos documentos sonoros que se encontrem sob sua tutela.