Workshop Terminology and Ontology for knowledge management

No dia 20 de Setembro de 2018 teve lugar, na NOVA FCSH, o Workshop Rossio Project: Terminology and Ontology for knowledge management. Os trabalhos foram conduzidos pelos Professores Christophe Roche e Rute Costa, especialistas em Terminologia e Ontologia.

 

Christophe Roche é Professor Catedrático na Universidade de Savoie Mont-Blanc (França) e professor com “nomeação especial” na Universidade de Liaocheng (China). Coordena o grupo de investigação internacional Condillac em “Terminologia e Ontologia”, é investigador no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e, igualmente, conferencista nesta última universidade. Organizou e participou mais de dez Projetos Europeus (Eurêka, FP 4, Interreg, Tempus, FP6, FP 7, H2020) e vários Projetos Industriais (Centrais Nucleares, Recursos Humanos, Património Cultural, entre outros). Desde 2007, é responsável pela organização da Conferência Internacional TOTh (“Terminologia & Ontologia: Teorias e Aplicações). É Presidente da Comissão de Terminologia da AFNOR (Associação Francesa de Normalização) e responsável pelas normas ISO 1087-1 e ISO 704 Normas em Terminologia.

 

Rute Costa é Professora Associada com Agregação em Linguística – Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, na Universidade NOVA de Lisboa e presidente do Centro de Linguística da mesma instituição. É presidente da ISO/TC37/SC2 Terminology workflow and language coding tendo sido, entre 2013 e 2016, convener do WG3 da ISO/TC37/SC1 para as normas ISO 704 e 1087. Entre 2000 e 2006 foi presidente da Associação Europeia de Terminologia (EAFT). Na NOVA FCSH, onde é docente, leciona Terminologia, Teorias em Terminologia, Terminologia e Ontologias, entre outras disciplinas. É professora convidada na Universidade do Luxemburgo. Atualmente, orienta uma dezena de teses de Doutoramento, algumas em cotutela. Em 2011, foi agraciada com a Ordem Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da República Francesa. 

 

Esta ação de formação foi destinada não só  às instituições integrantes do consórcio ROSSIO, como também às Unidades de Investigação da NOVA FCSH. Foram apresentados os conceitos e problemas fundamentais em terminologia na construção de ontologias para a gestão do saber. O domínio não só destes conceitos, como também dos problemas que lhe são inerentes, são fundamentais para o desenvolvimento da infraestrutura ROSSIO.

 

Para mais informações, consulte o programa aqui.