A NOVA FCSH disponibiliza um serviço de atribuição de identificadores digitais persistentes (Digital Object Identifier – DOI) a toda a comunidade académica e científica.
O DOI é um identificador de objetos digitais, um código alfanumérico atribuído a um objeto digital para que este seja identificado de forma única e persistente na internet. Os identificadores persistentes DOI permitem a identificação inequívoca de uma publicação e a sua correta e clara referenciação para efeitos de divulgação (referências bibliográficas, páginas pessoais, currículos, portais de pesquisa, etc…). Corresponde ao ISBN ou ISSN das obras impressas. Atualmente, é um requisito exigido pelas agências de financiamento da investigação, nomeadamente a FCT -Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.,– para reporte científico e validação e reporte de despesas com publicações.
A equipa responsável pela implementação deste serviço na NOVA é composta por membros da Unidade de Gestão de Informação Científica, da Reitoria, da NOVA FCSH, da NOVA FCT e da Infraestrutura ROSSIO. A metodologia de trabalho encontrada é particularmente inovadora na esfera nacional e contribui para o enquadramento deste projeto na estratégia nacional para a promoção da Ciência Aberta.
A infraestrutura ROSSIO ajudou a desenvolver o formulário e a plataforma de submissão de pedidos de atribuição DOI, que permitem às UIs e aos responsáveis de projetos editoriais submeterem os seus pedidos de atribuição DOI de forma simples e descentralizada.