ROSSIO integra o INNO – Centro de Inovação Social

No passado dia 23 de abril, recebemos na sala do ROSSIO, a visita da Senhora Presidente da CCDR LVT, Dra Teresa Almeida, do Senhor Reitor, Doutor João Sàágua e do Senhor Vice-Reitor, Doutor Luís Baptista, para conhecer o espaço de trabalho e para uma breve apresentação sobre o projeto, cofinanciado pelo POR Lisboa 2020.

Esta visita ocorreu na sequência de uma série de inaugurações, nomeadamente depois do descerramento das placas da NOVA Smart Campus Living Lab e do INNO, Centro de Inovação Social, que surgiu com o intuito de reunir e dinamizar num só espaço físico – no Colégio Almada Negreiros – os conhecimentos e recursos existentes na NOVA.

Um dos projetos que integra o INNO é a Infraestrutura ROSSIO que permite o acesso aberto e intuitivo a qualquer cidadão de recursos digitais de qualidade que contribuirá para a internacionalização da investigação e do ensino e para a promoção de usos inovadores dos conteúdos das Ciências Sociais, Artes e Humanidades.

O ROSSIO é mais um recurso tecnológico da NOVA para a sociedade, servindo diretamente os cidadãos e, desse modo, a cidadania e a memória coletiva. Qualquer indivíduo interessado na sua cultura e património em língua portuguesa vai encontrar um ambiente virtual de investigação, coleções digitais e exposições virtuais para o grande público.

O Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia (CVTT) de Inovação Social da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), designado por INNO – Centro de Inovação Social congrega os esforços das várias unidades de investigação, laboratórios e infraestruturas que contribuem diretamente para a inovação social e vai servir de interface entre a Universidade, empresas e organizações de caráter social.

Créditos de vídeo e fotografia: NOVA