Rute Costa – consultora da Infraestrutura ROSSIO – preside a nova Comissão Técnica no Instituto Português da Qualidade

A Doutora Rute Costa, professora do Departamento de Linguística da NOVA FCSH,  foi eleita presidente da Comissão Técnica 221 (Terminologia, Língua e Linguagens), recentemente criada no Instituto Português da Qualidade (IPQ). Esta Comissão Técnica (CT) fará o acompanhamento nacional dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Técnica 37 (Language and Terminology) da Organização Internacional de Normalização (ISO).

A ISO e o IPQ são organismos que têm por missão desenvolver e implementar normas técnicas, ou seja, documentos orientadores para a organização e/ou execução de um produto, processo ou serviço, no âmbito da indústria. A CT 221 e a sua congénere CT 37 dedicam-se à criação de normas, guias e relatórios técnicos cujo objetivo é normalizar descrições, recursos, tecnologias e serviços relacionados com a terminologia, tradução, interpretação e outras atividades afins, no âmbito da sociedade da informação multilingue.

Para cumprir o seu objetivo, a CT 221 reúne peritos da academia, da indústria e do tecido empresarial, como a BOSCH e a Claro.

Rute Costa é docente do Departamento de Linguística na NOVA FCSH. É responsável pelo Grupo de investigação em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia e é atualmente Presidente do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Desde 2000 é membro da ISO TC 37 “Language and Terminology”. Nos seus projetos interessa-se por ontologias e por Linked (Open) Data aplicados às Humanidades Digitais, Indústria e Ciências da Saúde.