ROSSIO participa no Grupo de Trabalho de Manutenção dos Tesauros do DARIAH

O Grupo de Trabalho de Manutenção dos Tesauros concentra-se no estudo e gestão de vocabulários controlados. O seu foco é propor um modelo que assegure a interoperabilidade dos Tesauros utilizados nas comunidades académicas; nomeadamente, o BackBone Thesaurus (BBT). BBT é um meta-tesauro cujo âmbito abrange vários campos das Humanidades e Humanidades Digitais. O BBT permite a descoberta de recursos interdisciplinares e assegura a compatibilidade com os tesauros que cobrem domínios científicos altamente específicos e áreas de conhecimento em desenvolvimento.

Esta reunião aberta organizada pelo Grupo de Trabalho em Novembro de 2021 relatou os resultados passados e atuais, centrando-se na experiência dos utilizadores do BBT, delineando os desafios encontrados no processo curatorial, concebendo soluções para novas questões, e planeando os próximos passos. 

O investigador Bruno Almeida (Infraestrutura ROSSIO/CLUNL) esteve presente como orador com a apresentação “Mapping the ROSSIO Thesaurus to the BBT: challenges and possibilities”,
ROSSIO Infrastructure.

A apresentação pode ser vista aqui.
Consulte a agenda do workshop aqui.