Novo artigo da equipa de investigação do ROSSIO publicado na revista Information

A equipa de investigação do ROSSIO publicou o artigo “ROSSIO Infrastructure: A Digital Humanities Platform to Explore the Portuguese Cultural Heritage” na prestigiada revista Information.

Este artigo sintetiza o processo de implementação da Infraestrutura ROSSIO, seus principais objetivos, as instituições que integram o consórcio e serviços disponíveis por meio da sua plataforma – a saber: um portal de pesquisa, exposições e coleções digitais e um ambiente virtual de investigação. Esses serviços contam com uma solução de agregação de metadados dos objetos digitais das várias instituições do ROSSIO. Os conjuntos de dados agregados são convertidos em dados vinculados e passam por um processo de enriquecimento baseado em vocabulários controlados, que são desenvolvidos e publicados pela ROSSIO. O artigo descreve esse processo, as aplicações envolvidas e como elas interagem, bem como a forma como esses serviços potenciam a divulgação da ciência, considerando os princípios FAIR.

Este artigo foi desenvolvido a partir da comunicação apresentada na conferência internacional ICT Enhanced Social Sciences and Humanities 2021 (ICTeSSH), que ganhou o primeiro prémio, contando com a participação dos investigadores Gonçalo Melo da Silva, Ana Celeste Glória, Ângela Salgueiro, Bruno Almeida, Daniel Monteiro, Marco Roque de Freitas e Nuno Freire.

Leia o artigo na íntegra aqui.