Nova Publicação: “Guia para o desenvolvimento e publicação de vocabulários controlados”

O Guia para o desenvolvimento e publicação de vocabulários controlados da autoria de Bruno Almeida (Infraestrutura ROSSIO/ CLUNL) e Rute Costa (NOVA CLUNL) foi elaborado no âmbito do desenvolvimento da plataforma ROSSIO.

Este Guia tem como objetivo orientar o futuro desenvolvimento, gestão e publicação de vocabulários controlados através das ferramentas disponibilizadas pela plataforma. Está estruturado em 3 capítulos. No primeiro capítulo, apresenta o tema dos vocabulários controlados, inserindo-o no contexto mais vasto dos recursos terminológicos.
O segundo capítulo elenca as principais etapas da construção de vocabulários controlados, incluindo uma breve apresentação do SKOS (Simple Knowledge Organization System) que está na base dos serviços de vocabulário da plataforma ROSSIO.

As orientações descritas neste guia destinam-se quer a profissionais da informação quer a investigadores em ciências sociais, artes e humanidades (CSAH) que integrem a infraestrutura e que, no contexto das suas atividades, tenham a necessidade de desenvolver vocabulários controlados nas respetivas áreas.

O trabalho está disponível em Acesso Aberto aqui.